quarta-feira, 2 de julho de 2008

Experiência Artístico Pedagógica I


Vejamos os següintes desenhos:

Desenho ao lado by Júlia Laguardia
Desenho abaixo by Simone Orsetti


Desenhos de observação requisitado no primeiro dia aula. O autor elabora de maneira espontânea o desenho utilizando materiais de rotina na técnica do grafite, ou seja, literalmente, papel, lápis e borracha! É hábito usarmos o termo, cadafalso, pois na verdade o aluno vai para o curso aprender alguma coisa interessante e no primeiro dia coloco-o contra a parede e apenas digo-lhe: __faça! Claro, educamente. Assim aprendemos a primeira lição, por mais despraparados que estamos para realizar uma atividade, coragem e determinação são importantes para sedimentar os conhecimentos oriundos da teoria e prática. E por mais que a experiência nos assegure uma posição segura diante de novos desafios a coragem e a determinação serão instrumentos imprescíndiveis em nossa atividade artística.




Um comentário:

Sara V. disse...

Oi! Tudo bem? :)
Iniciando a viagem pelo seu cantinho... Decidi começar pelo início. Tem lógica!
Achei curioso este post, porque foi exactamente assim a minha primeira aula... Minha professora fez uma prévia entrevista, sabendo nossos gostos, ideias, intenções... E, de seguida, disse: "Ok, vamos, então, começar... Desenhem a vossa mão!". A mão que tem fama de ser difícil, ah ah! "A mão?" "Sim, a mão. Como quiserem, vista por cima, de lado ou por baixo. Escolham a posição mas desenhem a vossa mão!"... Claro, depois ainda continuou fazendo exercícios com a mão, coisas que nunca tinhamos visto! Lembro-me que o segundo desenho/exercício foi a mão mas sem olhar para o papel, ou seja, só podiamos olhar para a mão e seguir o seu traçado o mais lento possível com o lápis na folha que estava ao nosso lado mas quase nas costas! Hehe!...
E os resultados foram tão diferentes de aluno para aluno! De ficar de boca aberta!

Eu pensava que seriam todos "aceitáveis", porque sempre imaginei que só iá para um curso de arte (desenho/pintura) quem tinha algum talento (mesmo que não fosse genial, hihi)... mas não... Há de tudo, mas com algo em comum: todos apreciam arte!

Beijoca

Sara (do Tintas e Pincéis)