terça-feira, 25 de novembro de 2008

domingo, 23 de novembro de 2008

Bird - by Priscila Ziviani
























O exercíco artístico é a prática "que permitem reorientar os instintos agressivos dos hoemns para canais de reconciliação e pacificação. De todas as artes plásticas, a escultura talvez seja mais eficaz do que as outras porque envolve o artista num ataque direto a um material tridimensional sólido."




































Em 1948, Matisse disse a William Liebermann: "Meu desenho é a tradução mais direta e pura da minha emoção. Isso me foi possibilitado pela simplificação dos meios. Tenho a impressão de que minha emoção se expressa através do veículo da escrita plástica. Assim que minha linha _inspirada, por assim dizer, com uma vida própria _ moldou a luz da fôlha vazia sem destruir a suave brancura do papel, eu paro. Não posso mais acrescentar ou mudar. A página está escrita; nenhuma correção é possível."


























Esse estudo de modelagem foi desenvolvido pela aluna Priscila. Ao iniciarmos propus uma leitura do volume e depois retirar, cortar as massas desnecessários com as mãos.
Os enxertos buscam o equilíbrio para dinamizar os detalhes. A peça assume um volume proporcional com uma superfície de aspecto rugoso; a peça interage nas mãos do artista neófito, o carinho, o desejo metafísico de imitar Deus incorpora para dar vida ao objeto.
Na finalização da peça fazemos uma leitura dinâmica das linhas para suavizar as formas adquiridas nos diversos ângulos de visualização.
Cezanne reforça as nossas intenções quando vista a pequena (...)distância é possível apreciar o movimento das suas linhas e a sobriedade excepcional das suas relações."

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Arte Quinta-feira - Carvão


Desenho e texto simultâneos; enquanto retratava o esboço da alma, carinhosamente lembrava de uma colega artista plástica(Sara) pela sua espontaneidade, e ao escrever, dividia o mesmo sentimento com outro colega escritor(Eric) pela habilidade literária. Inspirado e importunado pela convulsão, não resiti a tentação de expor à contrariedade em linguagens opostas.

"Alma atribulada, conspira no espaço a solidão dos gestos,

ao expor a nudez diante do nada, as lágrimas convergem desidratadas.

Apenas um espelho bisexto refuge a aura sem corpo.

As folhas não flutuam no vento inerte,

as cores descoram em cada passagem do olhar e a água... rija no deserto saárico.

Movediça é a terra, aspira ossos incautos."

Texto e desenho by iohannobosko

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Desenhos by Roberto

















































O Roberto tem apenas 8 anos e gosta muito de desenhar e aprender as Belas Artes. Reunimos alguns dos trabalhos realizados em estúdio do nosso pequeno artista. Além disso, gosta de invertar estórias; não só desenvolve o texto como também o roteiro.

domingo, 16 de novembro de 2008

Modelagem em argila by Priscila Ziviani

Carrinho de Madeira - Desenho de observação I, o aspirante realiza o desenho de maneira espontânea. Os desenhos següintes introduzimos técnicas relevantes que formam a base acadêmica para domínio do espaço. Esse conjunto de peças totalizam apenas 3 seções de três horas em nosso estúdio.















Primeira aula de modelagem, aluna Priscila.
Modelagem em argila voltado ao estudo das massas mediante articulação dos dedos na obtenção da forma e volumes.
Objetivo das aulas de modelagem é prepará-la para a prova de habilidade específica de Artes Cerâmicas da UFSJ.
Selecionei um texto sobre o papel do artista na sociedade de Herbert Head _Ipsis litteris!
"Embora seja verdade que na criação de uma obra-prima (em qualquer das artes) "dois podêres devem contribuir, o poder do homem e o poder do momento", a essência de qualquer obra de arte não está na síntese e exposição, nem mesmo na análise e descoberta, mas na realização e manifestação. O que se realiza é uma imagem _ "devemos reproduzrr a imagem do vemos, esquecndo tudo o que existiu antes de nós"(Cézanne). O artista, seja êle um poeta ou um pintor, um músico ou um ceramista, "dá forma concreta às sensações e percepções" (ainda Cézanne); e o que êle manifesta é esta forma, em côres, em palavras, em sons. O resto é o que Wittgenstein chamou de "jôgo de linguagem", e não tem nada a ver com a arte."
by iohannobosko.





sábado, 15 de novembro de 2008

Vênus - Grafite by iohannobosko

Tenho um enorme apreço por esse desenho em grafite. É uma escultura antagônica, o peso do mármore descansa na forma feminina.

Anatomia do Crâneo by iohannobosko


Estudo realizado com grafite sob papel canson.

Grafite Pantografado by iohannobosko


Esse trabalho foi uma experiência inesquecível. Tinha em minhas mãos uma fotografia 3x4 e não queria faze-la tal qual, desregulei um pantografo e projetei uma imagem gigante, bem o resultado foi esse na plenitude das descobertas.

Grafite de 1977 - raridade


Grafite by iohannobosko, brincando com lápis deitado.

Bico de pena - Igreja N. S. do Carmo


Igreja N. S. do Carmo - São João del Rei. MG.
Estudo de bico de pena by iohannobosko.

Bico de pena - Igreja Matriz N. S. do Pilar


Igreja Matriz N. S. do Pilar em São João del Rei - MG
Estudo de bico de pena by iohannobosko.

Igreja de São Francisco - Carvão


Igreja de São Francisco - São João del Rei - MG
Estudo em carvão by iohannobosko.