domingo, 23 de novembro de 2008

Bird - by Priscila Ziviani
























O exercíco artístico é a prática "que permitem reorientar os instintos agressivos dos hoemns para canais de reconciliação e pacificação. De todas as artes plásticas, a escultura talvez seja mais eficaz do que as outras porque envolve o artista num ataque direto a um material tridimensional sólido."




































Em 1948, Matisse disse a William Liebermann: "Meu desenho é a tradução mais direta e pura da minha emoção. Isso me foi possibilitado pela simplificação dos meios. Tenho a impressão de que minha emoção se expressa através do veículo da escrita plástica. Assim que minha linha _inspirada, por assim dizer, com uma vida própria _ moldou a luz da fôlha vazia sem destruir a suave brancura do papel, eu paro. Não posso mais acrescentar ou mudar. A página está escrita; nenhuma correção é possível."


























Esse estudo de modelagem foi desenvolvido pela aluna Priscila. Ao iniciarmos propus uma leitura do volume e depois retirar, cortar as massas desnecessários com as mãos.
Os enxertos buscam o equilíbrio para dinamizar os detalhes. A peça assume um volume proporcional com uma superfície de aspecto rugoso; a peça interage nas mãos do artista neófito, o carinho, o desejo metafísico de imitar Deus incorpora para dar vida ao objeto.
Na finalização da peça fazemos uma leitura dinâmica das linhas para suavizar as formas adquiridas nos diversos ângulos de visualização.
Cezanne reforça as nossas intenções quando vista a pequena (...)distância é possível apreciar o movimento das suas linhas e a sobriedade excepcional das suas relações."

3 comentários:

Professor Feijó disse...

São João D'El Rei é mesmo terra de artistas. Conheço o Sirley de Bichinho: um bom amigo. Para você, os meus parabéns.

iohannobosko gamalielo disse...

Prezado Professor Feijó,
Estive recentemente no Bichinho com a família, na próxima vez entarei em contato com o Sirley.
Estamos programando uma exposição com os nossos alunos, assim que tivermos uma posição firme, será um prazer tê-lo como nosso convidado.
Muito obrigado!
Iohannobosko

Sara V. disse...

As aulas de modelagem parecem estar a correr tão bem! Adorei as peças!
Beijo